Gêneros Teatrais (Parte 01)



Homens e Mulheres de Teatro, bom dia!Encontra-se se aqui um PEQUENO resumo de alguns gêneros teatrais, das quais os atores e atrizes, amadores ou não devem saber, a segunda parte espero postar em breve conforme as aulas da Cia Teatral 4 Cantos for caminhando...

Tragédia – Tragédia é uma forma de drama, que se caracteriza pela sua seriedade e dignidade, frequentemente envolvendo um conflito entre uma personagem e algum poder de instância maior, como a lei, os deuses, o destino ou a sociedade.

Comédia - A comédia é o uso de humor nas artes cênicas. Também pode significar um espetáculo que recorre intensivamente ao humor. De forma geral, "comédia" é o que é engraçado, que faz rir.

FARSA - Farsa é uma modalidade burlesca de peça teatral, caracterizada por personagens e situações caricatas. Difere da comédia e da sátira por não preocupar-se com a verossimilhança nem pretender o questionamento de valores.

SÁTIRA - A sátira é uma técnica literária ou artística que ridiculariza um determinado tema (indivíduos, organizações, estados), geralmente como forma de intervenção política ou outra, com o objectivo de provocar ou evitar uma mudança.

Vaudeville - Foi um gênero de entretenimento de variedades predominante nos Estados Unidos e Canadá do início dos anos 1880 ao início dos anos 1930. Desenvolvendo-se a partir de muitas fontes, incluindo salas de concerto, apresentações de cantores populares, "circos de horror", museus baratos e literatura burlesca, o vaudeville tornou-se um dos mais populares tipos de empreendimento dos Estados Unidos. A cada anoitecer, uma série de números eram levados ao palco, sem nenhum relacionamento dire(c)to entre eles. Entre outros, músicos (tanto clássicos quanto populares), dançarina(o)s, comediantes, animais treinados, mágicos, imitadores de ambos os sexos, acrobatas, peças em um único a(c)to ou cenas de peças, atletas, palestras dadas por celebridades, cantores de rua e filmetes.

TEATRO DE REVISTA - A Revista é um género de teatro, de gosto marcadamente popular, que teve alguma importância na história das artes cénicas, tanto no Brasil como em Portugal, que tinha como caracteres principais a apresentação de números musicais, apelo à sensualidade e a comédia leve com críticas sociais e políticas, e que teve seu auge em meados do século XX. Teatro Rebolado.

CIRCO TEATRO - O circo-teatro foi um gênero de teatro muito comum e de muito sucesso no Brasil durante o século XX. Pequenas companhias circenses se alternavam por todo o país, apresentando um número grande de textos teatrais, uns cômicos, outros melodramáticos. A cada dia um novo texto era apresentado por companhias formadas geralmente por tradicionais famílias circenses que viajavam pelo país, principalmente em cidades de menor densidade habitacional. Entre alguns dos atores que atuaram neste palco temos Procópio Ferreira , Vic Militello. Neste gênero, peças teatrais se alternavam com números de acrobacias, malabarismo e palhaçadas.

Teatro físico - é a construção de formas compreensíveis ao imaginário coletivo, feita através do corpo do ator e que comunique a esse imaginário, sejam formas de sombras, móveis e fixas, com ou sem estrutura dramática, estílo, e que não necessita do uso da palavra, embora não necessariamente a exclua.As formas plásticas por mais que possam fazer parte do imaginário coletivo não são formas físicas, sendo está relacionada com o corpo do ator, embora possam ser imitadas ou sugeridas não podem ser usadas, e a partir dessa premissa limita o teatro físico ao corpo do ator e ao espaço.Dentre alguns exemplos podemos citar: O teatro de Bali, a mímica, as figuras acrobáticas, teatro de sobras, etc.A necessidade de uso de qualquer objeto já desconceitua o teatro físico, passando esse para outras formas de possibilidades construção narrativa.

This entry was posted on quinta-feira, 11 de novembro de 2010. You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0. You can leave a response.

Leave a Reply