A GRANDE VIAGEM AO CORAÇÃO - Apresentação no EMEF JOÃO INÁCIO SOARES (3º ANO)


Todo mundo tem o poder de mudar o mundo, mas penso comigo que não o mundo no sentido universal. Muitas vezes mudar o mundo da sua sociedade, da sua cidade, do seu povo, da sua gente. Acredito que o teatro vem como meio, forma de transformação da sociedade em que vivemos. Em uma época de Ipod's, Redes Socias, Instagrans e afins.
 Creio que o teatro tem (e deve) tomar seu espaço como agente canalizador de imaginação, sonhos e criatividade, principalmente das crianças. 
  Hoje nos apresentamos para as crianças do 3º ano da EMEF João Inácio Soares de nossa querida cidade. Com o tempo vem o aprendizado e o pensamento: Quanto tempo perdi pensando somente para o teatro adulto, sendo que o teatro infantil no qual tinha meu pré conceito contra minha própria capacidade de montar um espetáculo infantil. 
E hoje AMO, AMO, AMO E AMO. Não somente pelo trabalho no palco, mas sim o que ocorre por trás, nos bastidores, com o publico que nos prestigia. 
  Preparar essas crianças que hoje foram nos assistir, aguçando sua vontade, curiosidade de fazer teatro ou mesmo como se portar dentro de um espaço cultural é de um valor inestímavel. Falar de igual para igual, colocando as regras como um jogo e principalmente eles aderindo (Não ir ao banheiro durante apresentação, manter-se sentado em silêncio, etc...), saber que somos então companheiros. Hoje o que eu vi foi uma sensação de dever cumprido, ao reviver a imagem daquelas crianças chegando alvoraçadas e ao começar o espetáculo....SILÊNCIO, ATENÇÃO, OLHOS VIDRADOS, SORRISOS, APONTAMENTOS, RISOS, PALMAS, PALMAS E PALMAS.
Percebi ali que não são culpadas as crianças de não saber apreciar um espaço cultural, é culpa daqueles que não os acostumam desde de cedo a ter acesso a cultura e a arte.
 Pois muitos de nós, atores, diretores pensamos somente em fazer espetáculos para adultos, experimental, performático e outras balelas. Esquecemos de preparar os futuros espectadores de nossos espetáculos, que um dia poderão adentrar um teatro e sem entender nada, nunca mais voltar, por achar que não é tão cabível a ele aquele momento cultural. 
Conceder ao publico infantil momentos culturais, com espetáculos criativos e não alienativos e americanizados é o dever de todo educador, arte-educador, professor ou diretor. 
QUADRA em parceria da Educação e Cultura caminham juntas, mesmo em pastas distintas ambas tem objetivo de agregar, somar, juntar. Para um bem comum: Proporcionar a criança a possibilidade de conhecer, sonhar e amadurecer, ao seu tempo. 
Obrigado aos alunos das Professoras Alessandra e Silvana por esse presente de hoje, por me fazer entender que estou no caminho certo. 

AH E PARABÉNS A TURMA DO BÁSICO II da CIA TEATRAL 4 CANTOS QUE MAIS UMA VEZ FOI SUCESSO!

EVOÉ!

This entry was posted on quarta-feira, 7 de agosto de 2013. You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0. You can leave a response.

Leave a Reply